Nossa Cidade

por Raniere Souza última modificação 24/07/2015 09h43



O povoado existe desde a primeira metade do século XVIII, quando começou o povoamento dos sertões das Lavras do Funil, em pleno vale do Rio Grande e de seus afluentes de porte como os rios Capivari e das Mortes. O Rio Grande foi uma importante via de acesso para as bandeiras e expedições que penetravam as Gerais, a partir do noroeste paulista.

O distrito, pertencente ao município de Lavras, foi criado em 1891 com o nome de Conceição do Rio Grande, sediado na povoação de Macaia. A denominação de Ijaci que, segundo a etimologia correta, Ijaci, significa mãe dos frutos, a lua, foi dada ao distrito de Conceição do Rio Grande, em 1923, sem consulta prévia aos moradores do lugar. Em 1962, desmembrado de Lavras, passou a Município.

O ponto forte da economia municipal encontra-se na extração mineral, principalmente a argila de ótima qualidade, muito utilizada pelas indústrias paulistas de borracha e cerâmica, tendo atualmente como destaque a instalação de uma unidade da Camargo Correa Cimentos sendo esta a mais moderna da América Latina.

A cidade atrai visitantes para as praias de areia fina dos lagos formados pelo enchimento da Usina Hidrelétrica do Funil se destacando as existentes no bairro do Ipiranga e também no povoado de Macaia, este último na divisa com o Município de Bom Sucesso. Vale também destacar as festividades religiosas com a festa de São Sebastião, em janeiro, e a festa em comemoração ao aniversário da cidade, em 1º de Março. A festa do Peão de Boiadeiro é outro evento que já se tornou tradição e sempre atrai visitantes de todas as cidades vizinhas.